Preocupados com as pessoas em situação de vulnerabilidade social atingidas pela pandemia da Covid-19, servidores municipais da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos – Semobs doaram alimentos não-perecíveis, agasalhos e cobertores para as campanhas do “Agasalho”, “Sopa Solidária” e “Contagem Solidária”. Foram arrecadados pelos servidores mais de 70 cestas básicas, 130 quilos de alimentos sólidos e 40 litros de alimentos líquidos ou pastosos, além de peças de cobertores, agasalhos, roupas e sapados.
Outra ação que é realizada pelos servidores semanalmente, às segundas-feiras, é a distribuição de marmitas para as pessoas em situação de rua. Os próprios servidores arrecadam os alimentos e preparam a sopa que é distribuída aos sem-teto.
Segundo o servidor da Semobs, Claypheron Silva, que também é graduado em Gastronomia, uma vez por semana ele prepara a sopa em sua cozinha industrial. “Organizo uma lista de ingredientes e disponho o conteúdo em nosso grupo. Aí, os servidores entram em contato comigo e perguntam como podem doar ou mesmo o que ainda falta. Preparo a sopa e distribuímos às pessoas em situação de rua em Contagem”, conta.
A servidora Marta de Castro, interlocutora dos projetos e responsável por recolher as doações, salienta que as ações estimulam todos os funcionários da Semobs. “Participar dessas atividades contribui para a construção de um mundo mais generoso, pois atuar em práticas sociais é gratificante não apenas para quem é ajudado, mas para quem ajuda, fortalecendo sentimentos como a dignidade e esperança”, afirmou.
Marta de Castro destaca ainda que todas as campanhas são um sucesso e contam com o apoio tanto do secretário Marcos Túlio de Melo, quanto de todos os membros da secretaria, que se organizam nas redes sociais trocando ideias, compartilhando conhecimentos e dando sugestões. “O sucesso das campanhas se dá porque elas têm permitido o engajamento e interação de todos os servidores dentro do ambiente de trabalho”, ressaltou.
Colaboração de Lucas Carneiro